Gina, a mulher que tem um blogue

Gina, a mulher que tem um blogue

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Tenho de fazer

Tenho de fazer uma massa brioche como vi num programa de tv com o chef Raymond Blanc no canal 24 kitchen. Faz-se assim:

Coloca-se 500 gramas de farinha de trigo na taça da batedeira e junta-se-lhe 10 gramas de fermento de padeiro esfarelado. Aciona-se a batedeira numa velocidade lenta para misturar levemente estes dois ingredientes.
Deita-se 8 ovos e bate-se velozmente durante 5 minutos.
Passado este tempo reduz-se a velocidade da batedeira e junta-se aos poucos 300 gramas de manteiga amolecida cortada em cubos. Novamente se aumenta a velocidade e se deixa a bater outros 5 minutos.
Seguidamente coloca-se a massa num recipiente alto, cobre-se com um pano e deixa-se levedar durante 1 hora.
Leva-se ao frigorífico por mais 1 hora.
É então que a massa se pode moldar em pequenos ou grandes pães, ou em forma de base de tarte. Em qualquer dos casos, pincela-se os topos ou os bordos com ovo para ficarem dourados com o calor do forno. E também bonitos. Mas ainda não é nesta fase que vai ao forno, depois de moldada e preparada a massa tem de repousar mais meia hora, coberta com o pano. É então chegada a hora do forno. Não dei atenção ao tempo de cozedura mas creio que quando a tal cor dourada e bonita se apresentar, então é hora de retirar.
No programa, o chef moldou uma base de tarte, não recordo o nome da iguaria mas fixei que é uma tarte tipicamente francesa, onde depois se deita uma espécie de creme de pasteleiro, mas substituindo o leite por crème fraîche, em duas etapas. Ou seja, deita-se metade da espécie de creme de pasteleiro, vai ao forno um tempo que não fixei, retira-se para se deitar o restante creme e vai então ao forno até se achar que a tarte está cozida. Claro que aquilo deve ser bom que se farta. Tenho de fazer.
Falta-me só dizer que a base da tarte é redonda (sério?! que estranho... ah ah), com rebordo, o qual se pincela e dispõe açucar, no programa o chef dispôs um branco e de grão grado, mas eu, quando fizer esta tarte, vou colocar açúcar mascavado. Há um açúcar mascavado da marca Sidul com o grão assim e a marca Continente também tem, é mais barato e deve resultar de igual modo.



Post alterado posteriormente:
No primeiro passo junta-se ainda 60 gramas de açúcar e 10 gramas de sal. Quanto aos ovos, não são 8 mas sim 7.

Sem comentários:

Arquivo do blogue